Percebo que isto não é nada de novo, mas depois de ter concluído esta conversão nos últimos dias, houve algumas aprendizagens que pensei em partilhar. Obrigado a @wildrain pela sua ajuda quando solicitado.
O meu carro é um modelo lux2, por isso algumas peças são específicas para essa especificação, sempre que possível, tentarei apontar as diferenças para este e para os modelos lux1 e não lux.
O estéreo:
Há tantas opções, mas eu queria uma com um ecrã grande na sua própria fachada, em vez de encaixar uma na fachada oval da Ford.
As coisas a ter em atenção ao escolher são:
Controlos do aquecedor:
Se estiver a substituir o sistema de navegação lux2, precisará de um painel de controlo digital do modelo lux1, o seu número de identificação é 7m5t18c612 (as duas letras restantes não importam). A cor prateada é a mais comum, mas pode obter preto.
Não pode usar a unidade semelhante do Focus mk3, pois não é de zona dupla, a maneira mais fácil de identificar a correta é o botão do aquecedor direito ter "mono" escrito nele, não "max a/c".
É muito fácil trocar as fachadas nestes, se quiser, comprei a unidade prateada correta e instalei uma fachada preta de um Focus mk3.
O controlador encaixa na fachada, mas um carro lux2 tem as montagens do painel removidas de fábrica! Instalei o controlador na fachada e depois instalei-o no carro, mas precisei de aparar as montagens originais dos parafusos no controlador, pois eram mais largas do que o orifício no painel. Isto permite-me remover o estéreo com mais facilidade.
Montagem:
Remova o estéreo e a fachada originais (isto foi abordado muitas vezes online).
Se tiver um carro lux2, precisará de alguns suportes extra para segurar a nova fachada na parte superior, são a peça Ford 1547964 e custam 10 libras cada, todos os outros carros mk2.5 os têm, por isso uma ida a um ferro-velho pode ajudar.
Antes de instalar o estéreo no local pela última vez, termine de instalar tudo e teste à medida que avança, caso contrário, os erros são mais difíceis de resolver.
Fiação:
Possivelmente a parte que mais consome tempo, por isso vou dividi-la nas partes principais.
Chicote principal.
A quadlock simplesmente conecta-se e liga-se à parte traseira do estéreo, haverá um fio rotulado "traseira" que não entrará na quadlock, este precisará de uma alimentação de 12v da luz de marcha-atrás para acionar a câmara de marcha-atrás (a fiação para a luz de marcha-atrás pode ser acedida a partir da bagageira, lado do passageiro). Este chicote liga-se então ao estéreo.
Outros chicotes:
Há alguns, mas todas as fichas têm tamanhos diferentes, por isso não podem ser misturadas ao instalar no estéreo.
Chicote da câmara:
Precisa de ligar isto, mesmo que não use uma câmara, pois os outros dois fios são antenas para Wi-Fi e Bluetooth.
Se quiser usar a câmara existente, lux2, precisará de um cabo "Fakra z macho para RCA macho", este conecta-se à ficha verde no carro, azul é gps.
Chicotes USB:
Há dois, um tem uma ficha de 6 pinos, o outro de 4 pinos. Se estiver a usar o USB para Android Auto, deve usar o USB de 4 pinos.
Usei o outro USB para o meu dongle DAB+, para o qual usei um divisor de antena DAB, não uma antena de para-brisas adesiva.
Optei por localizar o USB no compartimento sob o apoio de braço na consola central. Encaixa onde o original estava localizado, foi necessário um pouco de enchimento para tornar o orifício mais longo para o meu cabo. Parece de fábrica e mantém o telefone seguro e protegido. Pode passar o cabo USB por baixo da consola central para o estéreo.
Chicote RCA:
Este tem conectores para entradas e saídas de áudio e vídeo, além da entrada de microfone externo.
Ligue-os quando necessário, não os usei, mas prendi-os com fita adesiva para mantê-los arrumados.
Antenas:
FM - um conector padrão, mesmo que use um divisor DAB, liga-se ao estéreo.
GPS - se usar o sensor GPS Ford padrão na base da antena, precisará de um cabo "Fakra z macho para SMA macho" e é a ficha azul no carro, isto funciona muito bem. Caso contrário, precisará de usar o recetor GPS fornecido, pode ser colocado sob os mostradores centrais fora da vista.
DAB - isto ligar-se-á ao dongle DAB, comprado separadamente, usando um conector SMA. O meu veio do divisor DAB, um carro não lux ou lux1 terá um conector Ford, caso contrário, precisará de um divisor.
Fiação geral:
Tente manter todos os fios arrumados, é fácil cruzá-los. Há muito espaço disponível, por isso considere usar alguma fita adesiva para evitar quaisquer ruídos irritantes.
Configuração do sistema:
Posso garantir que quaisquer instruções serão limitadas. Não vou cobrir as configurações da conta Google, os utilizadores Android terão uma conta, precisará de uma, caso contrário, para aceder à Play Store. Wi-Fi e Bluetooth precisam de ser configurados e o seu telefone emparelhado antes de prosseguir.
CANBUS:
O Android 11 está equipado para se integrar com os sistemas do carro através de um decodificador canbus, esta pequena caixa faz parte do chicote ligado à quadlock. O meu não tem isto e é importante configurar o estéreo para refletir isto.
Encontre a aplicação chamada "definições do carro" e depois "definições de fábrica" e, em seguida, introduza a palavra-passe (geralmente 8888), depois introduza "definições de protocolo". Certifique-se de que "Sem canbus" está selecionado. Pressione voltar.
Desloque-se para baixo para encontrar as definições para (não vou cobrir estas, pois são autoexplicativas):
Assumindo que ligou a câmara de fábrica como descrito acima, é provável que o que é mostrado no ecrã esteja confuso.
Introduza as "definições de protocolo" em "definições de fábrica" como acima e, em seguida, "definições de parâmetros de protocolo" e encontre a opção "definições de resolução da câmara de marcha-atrás" e defina-a para a opção "NTSC/PAL".
Agora a imagem será corrigida, ao usar a câmara de fábrica também obterá as caixas RAG e as linhas de trajetória como de costume.
Se a imagem estiver escura, pode pressionar o ecrã e usar as opções para ajustá-la.
Android Auto/Car Play:
O meu estéreo deve oferecer ligação sem fios, mas não consegui fazê-lo funcionar no Android Auto, mas a ligação com fios funciona melhor para mim, pois também carrega o telefone. Acede-se a isto através da aplicação "z-link" (que precisa de abrir para aceder ao Android Auto ou CarPlay).
Ligue o seu telefone ao USB correto e a aplicação deve encontrá-lo e abrir o Android Auto (precisa da aplicação no seu telefone), a primeira utilização precisa de um par de respostas a solicitações no seu telefone.
Pode aceder ao Google Maps e Spotify desta forma, funciona muito bem e muito melhor do que o estéreo lux2 alguma vez poderia.
Satnav:
A minha unidade veio com a aplicação "Here we go", que a Ford usa para os mapas Sync 3.
Pode usar isto offline, mas inicialmente precisará de descarregar alguns mapas, usa o GPS para encontrar a área em que se encontra atualmente para fazer uma sugestão de mapa.
Pode ativá-lo para uso offline no menu.
Este sistema é muito bom!
Rádio DAB (se equipado):
O meu estéreo veio com a aplicação "DAB+" instalada. Quando aberto, o estéreo encontrará o dongle, precisará de fazer uma verificação inicial e, em seguida, quando encontrar estações, clica numa para a ouvir.
A antena lux2 padrão pode ser usada com um divisor e funciona bem.
Rádio FM:
Fácil de usar e também guardar estações.
Música digital (pen drive):
Ligue uma pen drive ao mesmo USB que o telefone usa, um leitor de música será incluído no estéreo
Definições de tempo:
O estéreo permitir-lhe-á definir a data e a hora sozinho ou automaticamente a partir do GPS ou Wi-Fi.
O estéreo antigo foi usado para definir estes valores no painel do carro, mas assim que desligar o estéreo de fábrica, pode usar a haste esquerda para aceder ao menu "definições" e "relógio" agora mostra "definir relógio".
É isso, tenho a certeza de que há muitas outras coisas para descobrir, o meu conselho é não sobrecarregar o estéreo com aplicações e ficheiros desnecessários, pois pode torná-lo mais lento e complicar a procura de coisas rapidamente. Lembre-se que é ilegal para o condutor ver um filme ao conduzir!
Existem programas "launcher" que oferecem diferentes páginas iniciais para ajudar a usar o estéreo, descarregue-os da Playstore.
O meu carro é um modelo lux2, por isso algumas peças são específicas para essa especificação, sempre que possível, tentarei apontar as diferenças para este e para os modelos lux1 e não lux.
O estéreo:
Há tantas opções, mas eu queria uma com um ecrã grande na sua própria fachada, em vez de encaixar uma na fachada oval da Ford.
As coisas a ter em atenção ao escolher são:
- Versão Android, quanto mais recente melhor, o Android 11 foi construído para instalação em carros e isso mostra, o meu corre esta versão, por isso tenha isso em mente.
- 2gb de RAM e 32GB de memória é um padrão mínimo para uma boa experiência do utilizador, os estéreos mais caros devem incluir isto.
- Se tiver controlos manuais do aquecedor ou digitais, muitas fachadas têm uma escolha de placas que se adaptam ao mesmo estéreo, o meu tinha ambos e usei a placa digital na minha fachada e encaixa muito bem.
Controlos do aquecedor:
Se estiver a substituir o sistema de navegação lux2, precisará de um painel de controlo digital do modelo lux1, o seu número de identificação é 7m5t18c612 (as duas letras restantes não importam). A cor prateada é a mais comum, mas pode obter preto.
Não pode usar a unidade semelhante do Focus mk3, pois não é de zona dupla, a maneira mais fácil de identificar a correta é o botão do aquecedor direito ter "mono" escrito nele, não "max a/c".
É muito fácil trocar as fachadas nestes, se quiser, comprei a unidade prateada correta e instalei uma fachada preta de um Focus mk3.
O controlador encaixa na fachada, mas um carro lux2 tem as montagens do painel removidas de fábrica! Instalei o controlador na fachada e depois instalei-o no carro, mas precisei de aparar as montagens originais dos parafusos no controlador, pois eram mais largas do que o orifício no painel. Isto permite-me remover o estéreo com mais facilidade.
Montagem:
Remova o estéreo e a fachada originais (isto foi abordado muitas vezes online).
Se tiver um carro lux2, precisará de alguns suportes extra para segurar a nova fachada na parte superior, são a peça Ford 1547964 e custam 10 libras cada, todos os outros carros mk2.5 os têm, por isso uma ida a um ferro-velho pode ajudar.
Antes de instalar o estéreo no local pela última vez, termine de instalar tudo e teste à medida que avança, caso contrário, os erros são mais difíceis de resolver.
Fiação:
Possivelmente a parte que mais consome tempo, por isso vou dividi-la nas partes principais.
Chicote principal.
A quadlock simplesmente conecta-se e liga-se à parte traseira do estéreo, haverá um fio rotulado "traseira" que não entrará na quadlock, este precisará de uma alimentação de 12v da luz de marcha-atrás para acionar a câmara de marcha-atrás (a fiação para a luz de marcha-atrás pode ser acedida a partir da bagageira, lado do passageiro). Este chicote liga-se então ao estéreo.
Outros chicotes:
Há alguns, mas todas as fichas têm tamanhos diferentes, por isso não podem ser misturadas ao instalar no estéreo.
Chicote da câmara:
Precisa de ligar isto, mesmo que não use uma câmara, pois os outros dois fios são antenas para Wi-Fi e Bluetooth.
Se quiser usar a câmara existente, lux2, precisará de um cabo "Fakra z macho para RCA macho", este conecta-se à ficha verde no carro, azul é gps.
Chicotes USB:
Há dois, um tem uma ficha de 6 pinos, o outro de 4 pinos. Se estiver a usar o USB para Android Auto, deve usar o USB de 4 pinos.
Usei o outro USB para o meu dongle DAB+, para o qual usei um divisor de antena DAB, não uma antena de para-brisas adesiva.
Optei por localizar o USB no compartimento sob o apoio de braço na consola central. Encaixa onde o original estava localizado, foi necessário um pouco de enchimento para tornar o orifício mais longo para o meu cabo. Parece de fábrica e mantém o telefone seguro e protegido. Pode passar o cabo USB por baixo da consola central para o estéreo.
Chicote RCA:
Este tem conectores para entradas e saídas de áudio e vídeo, além da entrada de microfone externo.
Ligue-os quando necessário, não os usei, mas prendi-os com fita adesiva para mantê-los arrumados.
Antenas:
FM - um conector padrão, mesmo que use um divisor DAB, liga-se ao estéreo.
GPS - se usar o sensor GPS Ford padrão na base da antena, precisará de um cabo "Fakra z macho para SMA macho" e é a ficha azul no carro, isto funciona muito bem. Caso contrário, precisará de usar o recetor GPS fornecido, pode ser colocado sob os mostradores centrais fora da vista.
DAB - isto ligar-se-á ao dongle DAB, comprado separadamente, usando um conector SMA. O meu veio do divisor DAB, um carro não lux ou lux1 terá um conector Ford, caso contrário, precisará de um divisor.
Fiação geral:
Tente manter todos os fios arrumados, é fácil cruzá-los. Há muito espaço disponível, por isso considere usar alguma fita adesiva para evitar quaisquer ruídos irritantes.
Configuração do sistema:
Posso garantir que quaisquer instruções serão limitadas. Não vou cobrir as configurações da conta Google, os utilizadores Android terão uma conta, precisará de uma, caso contrário, para aceder à Play Store. Wi-Fi e Bluetooth precisam de ser configurados e o seu telefone emparelhado antes de prosseguir.
CANBUS:
O Android 11 está equipado para se integrar com os sistemas do carro através de um decodificador canbus, esta pequena caixa faz parte do chicote ligado à quadlock. O meu não tem isto e é importante configurar o estéreo para refletir isto.
Encontre a aplicação chamada "definições do carro" e depois "definições de fábrica" e, em seguida, introduza a palavra-passe (geralmente 8888), depois introduza "definições de protocolo". Certifique-se de que "Sem canbus" está selecionado. Pressione voltar.
Desloque-se para baixo para encontrar as definições para (não vou cobrir estas, pois são autoexplicativas):
- Controlos do volante
- Logótipo da bota
- Luzes dos botões
Assumindo que ligou a câmara de fábrica como descrito acima, é provável que o que é mostrado no ecrã esteja confuso.
Introduza as "definições de protocolo" em "definições de fábrica" como acima e, em seguida, "definições de parâmetros de protocolo" e encontre a opção "definições de resolução da câmara de marcha-atrás" e defina-a para a opção "NTSC/PAL".
Agora a imagem será corrigida, ao usar a câmara de fábrica também obterá as caixas RAG e as linhas de trajetória como de costume.
Se a imagem estiver escura, pode pressionar o ecrã e usar as opções para ajustá-la.
Android Auto/Car Play:
O meu estéreo deve oferecer ligação sem fios, mas não consegui fazê-lo funcionar no Android Auto, mas a ligação com fios funciona melhor para mim, pois também carrega o telefone. Acede-se a isto através da aplicação "z-link" (que precisa de abrir para aceder ao Android Auto ou CarPlay).
Ligue o seu telefone ao USB correto e a aplicação deve encontrá-lo e abrir o Android Auto (precisa da aplicação no seu telefone), a primeira utilização precisa de um par de respostas a solicitações no seu telefone.
Pode aceder ao Google Maps e Spotify desta forma, funciona muito bem e muito melhor do que o estéreo lux2 alguma vez poderia.
Satnav:
A minha unidade veio com a aplicação "Here we go", que a Ford usa para os mapas Sync 3.
Pode usar isto offline, mas inicialmente precisará de descarregar alguns mapas, usa o GPS para encontrar a área em que se encontra atualmente para fazer uma sugestão de mapa.
Pode ativá-lo para uso offline no menu.
Este sistema é muito bom!
Rádio DAB (se equipado):
O meu estéreo veio com a aplicação "DAB+" instalada. Quando aberto, o estéreo encontrará o dongle, precisará de fazer uma verificação inicial e, em seguida, quando encontrar estações, clica numa para a ouvir.
A antena lux2 padrão pode ser usada com um divisor e funciona bem.
Rádio FM:
Fácil de usar e também guardar estações.
Música digital (pen drive):
Ligue uma pen drive ao mesmo USB que o telefone usa, um leitor de música será incluído no estéreo
Definições de tempo:
O estéreo permitir-lhe-á definir a data e a hora sozinho ou automaticamente a partir do GPS ou Wi-Fi.
O estéreo antigo foi usado para definir estes valores no painel do carro, mas assim que desligar o estéreo de fábrica, pode usar a haste esquerda para aceder ao menu "definições" e "relógio" agora mostra "definir relógio".
É isso, tenho a certeza de que há muitas outras coisas para descobrir, o meu conselho é não sobrecarregar o estéreo com aplicações e ficheiros desnecessários, pois pode torná-lo mais lento e complicar a procura de coisas rapidamente. Lembre-se que é ilegal para o condutor ver um filme ao conduzir!
Existem programas "launcher" que oferecem diferentes páginas iniciais para ajudar a usar o estéreo, descarregue-os da Playstore.