Focus RS Forum banner

Instalação de um rádio android num Focus RS mk2

15K views 23 replies 8 participants last post by  K30FUS  
#1 · (Edited)
Percebo que isto não é nada de novo, mas depois de ter concluído esta conversão nos últimos dias, houve algumas aprendizagens que pensei em partilhar. Obrigado a @wildrain pela sua ajuda quando solicitado.

O meu carro é um modelo lux2, por isso algumas peças são específicas para essa especificação, sempre que possível, tentarei apontar as diferenças para este e para os modelos lux1 e não lux.
Image

O estéreo:
Há tantas opções, mas eu queria uma com um ecrã grande na sua própria fachada, em vez de encaixar uma na fachada oval da Ford.

As coisas a ter em atenção ao escolher são:
  1. Versão Android, quanto mais recente melhor, o Android 11 foi construído para instalação em carros e isso mostra, o meu corre esta versão, por isso tenha isso em mente.
  2. 2gb de RAM e 32GB de memória é um padrão mínimo para uma boa experiência do utilizador, os estéreos mais caros devem incluir isto.
  3. Se tiver controlos manuais do aquecedor ou digitais, muitas fachadas têm uma escolha de placas que se adaptam ao mesmo estéreo, o meu tinha ambos e usei a placa digital na minha fachada e encaixa muito bem.
Image

Controlos do aquecedor:
Se estiver a substituir o sistema de navegação lux2, precisará de um painel de controlo digital do modelo lux1, o seu número de identificação é 7m5t18c612 (as duas letras restantes não importam). A cor prateada é a mais comum, mas pode obter preto.

Image

Não pode usar a unidade semelhante do Focus mk3, pois não é de zona dupla, a maneira mais fácil de identificar a correta é o botão do aquecedor direito ter "mono" escrito nele, não "max a/c".

É muito fácil trocar as fachadas nestes, se quiser, comprei a unidade prateada correta e instalei uma fachada preta de um Focus mk3.

Image

O controlador encaixa na fachada, mas um carro lux2 tem as montagens do painel removidas de fábrica! Instalei o controlador na fachada e depois instalei-o no carro, mas precisei de aparar as montagens originais dos parafusos no controlador, pois eram mais largas do que o orifício no painel. Isto permite-me remover o estéreo com mais facilidade.

Montagem:
Remova o estéreo e a fachada originais (isto foi abordado muitas vezes online).

Se tiver um carro lux2, precisará de alguns suportes extra para segurar a nova fachada na parte superior, são a peça Ford 1547964 e custam 10 libras cada, todos os outros carros mk2.5 os têm, por isso uma ida a um ferro-velho pode ajudar.

Image

Antes de instalar o estéreo no local pela última vez, termine de instalar tudo e teste à medida que avança, caso contrário, os erros são mais difíceis de resolver.

Fiação:
Possivelmente a parte que mais consome tempo, por isso vou dividi-la nas partes principais.

Chicote principal.
A quadlock simplesmente conecta-se e liga-se à parte traseira do estéreo, haverá um fio rotulado "traseira" que não entrará na quadlock, este precisará de uma alimentação de 12v da luz de marcha-atrás para acionar a câmara de marcha-atrás (a fiação para a luz de marcha-atrás pode ser acedida a partir da bagageira, lado do passageiro). Este chicote liga-se então ao estéreo.

Image

Outros chicotes:
Há alguns, mas todas as fichas têm tamanhos diferentes, por isso não podem ser misturadas ao instalar no estéreo.

Chicote da câmara:
Precisa de ligar isto, mesmo que não use uma câmara, pois os outros dois fios são antenas para Wi-Fi e Bluetooth.
Se quiser usar a câmara existente, lux2, precisará de um cabo "Fakra z macho para RCA macho", este conecta-se à ficha verde no carro, azul é gps.

Chicotes USB:
Há dois, um tem uma ficha de 6 pinos, o outro de 4 pinos. Se estiver a usar o USB para Android Auto, deve usar o USB de 4 pinos.
Usei o outro USB para o meu dongle DAB+, para o qual usei um divisor de antena DAB, não uma antena de para-brisas adesiva.
Optei por localizar o USB no compartimento sob o apoio de braço na consola central. Encaixa onde o original estava localizado, foi necessário um pouco de enchimento para tornar o orifício mais longo para o meu cabo. Parece de fábrica e mantém o telefone seguro e protegido. Pode passar o cabo USB por baixo da consola central para o estéreo.

Image

Chicote RCA:
Este tem conectores para entradas e saídas de áudio e vídeo, além da entrada de microfone externo.
Ligue-os quando necessário, não os usei, mas prendi-os com fita adesiva para mantê-los arrumados.

Antenas:
FM - um conector padrão, mesmo que use um divisor DAB, liga-se ao estéreo.
GPS - se usar o sensor GPS Ford padrão na base da antena, precisará de um cabo "Fakra z macho para SMA macho" e é a ficha azul no carro, isto funciona muito bem. Caso contrário, precisará de usar o recetor GPS fornecido, pode ser colocado sob os mostradores centrais fora da vista.
DAB - isto ligar-se-á ao dongle DAB, comprado separadamente, usando um conector SMA. O meu veio do divisor DAB, um carro não lux ou lux1 terá um conector Ford, caso contrário, precisará de um divisor.

Fiação geral:
Tente manter todos os fios arrumados, é fácil cruzá-los. Há muito espaço disponível, por isso considere usar alguma fita adesiva para evitar quaisquer ruídos irritantes.

Configuração do sistema:
Posso garantir que quaisquer instruções serão limitadas. Não vou cobrir as configurações da conta Google, os utilizadores Android terão uma conta, precisará de uma, caso contrário, para aceder à Play Store. Wi-Fi e Bluetooth precisam de ser configurados e o seu telefone emparelhado antes de prosseguir.

CANBUS:
O Android 11 está equipado para se integrar com os sistemas do carro através de um decodificador canbus, esta pequena caixa faz parte do chicote ligado à quadlock. O meu não tem isto e é importante configurar o estéreo para refletir isto.

Encontre a aplicação chamada "definições do carro" e depois "definições de fábrica" e, em seguida, introduza a palavra-passe (geralmente 8888), depois introduza "definições de protocolo". Certifique-se de que "Sem canbus" está selecionado. Pressione voltar.
Desloque-se para baixo para encontrar as definições para (não vou cobrir estas, pois são autoexplicativas):
  1. Controlos do volante
  2. Logótipo da bota
  3. Luzes dos botões
Câmara traseira:
Assumindo que ligou a câmara de fábrica como descrito acima, é provável que o que é mostrado no ecrã esteja confuso.
Introduza as "definições de protocolo" em "definições de fábrica" como acima e, em seguida, "definições de parâmetros de protocolo" e encontre a opção "definições de resolução da câmara de marcha-atrás" e defina-a para a opção "NTSC/PAL".
Agora a imagem será corrigida, ao usar a câmara de fábrica também obterá as caixas RAG e as linhas de trajetória como de costume.
Se a imagem estiver escura, pode pressionar o ecrã e usar as opções para ajustá-la.

Image

Image

Android Auto/Car Play:
O meu estéreo deve oferecer ligação sem fios, mas não consegui fazê-lo funcionar no Android Auto, mas a ligação com fios funciona melhor para mim, pois também carrega o telefone. Acede-se a isto através da aplicação "z-link" (que precisa de abrir para aceder ao Android Auto ou CarPlay).

Ligue o seu telefone ao USB correto e a aplicação deve encontrá-lo e abrir o Android Auto (precisa da aplicação no seu telefone), a primeira utilização precisa de um par de respostas a solicitações no seu telefone.
Pode aceder ao Google Maps e Spotify desta forma, funciona muito bem e muito melhor do que o estéreo lux2 alguma vez poderia.

Satnav:
A minha unidade veio com a aplicação "Here we go", que a Ford usa para os mapas Sync 3.
Pode usar isto offline, mas inicialmente precisará de descarregar alguns mapas, usa o GPS para encontrar a área em que se encontra atualmente para fazer uma sugestão de mapa.
Pode ativá-lo para uso offline no menu.
Este sistema é muito bom!

Rádio DAB (se equipado):
O meu estéreo veio com a aplicação "DAB+" instalada. Quando aberto, o estéreo encontrará o dongle, precisará de fazer uma verificação inicial e, em seguida, quando encontrar estações, clica numa para a ouvir.
A antena lux2 padrão pode ser usada com um divisor e funciona bem.

Rádio FM:
Fácil de usar e também guardar estações.

Música digital (pen drive):
Ligue uma pen drive ao mesmo USB que o telefone usa, um leitor de música será incluído no estéreo

Definições de tempo:
O estéreo permitir-lhe-á definir a data e a hora sozinho ou automaticamente a partir do GPS ou Wi-Fi.
O estéreo antigo foi usado para definir estes valores no painel do carro, mas assim que desligar o estéreo de fábrica, pode usar a haste esquerda para aceder ao menu "definições" e "relógio" agora mostra "definir relógio".

Image

É isso, tenho a certeza de que há muitas outras coisas para descobrir, o meu conselho é não sobrecarregar o estéreo com aplicações e ficheiros desnecessários, pois pode torná-lo mais lento e complicar a procura de coisas rapidamente. Lembre-se que é ilegal para o condutor ver um filme ao conduzir!

Existem programas "launcher" que oferecem diferentes páginas iniciais para ajudar a usar o estéreo, descarregue-os da Playstore.

#5 ·
Uma pequena atualização, instalei o que se chama de aplicativo "Car Launcher", no meu caso o Agama Car Launcher, você recebe a versão de teste de 30 dias para ter certeza de que funciona como você gosta e então custa £2,59.

Um aplicativo de inicialização de carro é como um painel, o aparelho de som veio com um muito simples, mas este é mais avançado e me permite atribuir aplicativos (até 4) por botão e nomeá-los como eu quiser.

O aparelho de som inicializa diretamente no inicializador, então parece e se sente como um aparelho de som.

Image

Não vou analisar todas as configurações porque você pode assistir ao mesmo vídeo que eu assisti para descobrir

Há outros lançadores e este vídeo mostra 5 para ajudá-lo a escolher.

Espero que o acima ajude, não tenho certeza se há muito mais que eu possa lhe dizer sobre a instalação e configuração, mas faça-me perguntas se tiver alguma.

#9 ·
Percebo que isto não é nada de novo, mas depois de concluir esta conversão nos últimos dias, houve algumas aprendizagens que pensei em partilhar. Obrigado a @wildrain pela sua ajuda quando solicitado.

O meu carro é um modelo lux2, portanto algumas peças são específicas para essa especificação, sempre que possível, tentarei apontar as diferenças para este e os modelos lux1 e não lux.
View attachment 857000

O aparelho de som:
Há tantas opções, mas eu queria um com um ecrã grande na sua própria moldura, em vez de colocar um na moldura oval da Ford.

1. Versão Android, quanto mais recente, melhor, o Android 11 foi construído para instalação em carros e isso mostra, o meu executa esta versão, por isso tenha isso em mente.
  2. 2gb de RAM e 32GB de memória é um padrão mínimo para uma boa experiência do utilizador, aparelhos de som mais caros devem incluir isto.
  3. Se tiver controlos manuais do aquecedor ou digitais, muitas molduras têm uma escolha de placas que se adaptam ao mesmo aparelho de som, o meu tinha ambos e usei a placa digital na minha moldura e encaixa muito bem.
View attachment 857001

Controlos do aquecedor:
Se estiver a substituir o sistema de navegação lux2, precisará de um painel de controlo digital do modelo lux1, o seu número de identificação é 7m5t18c612 (as duas letras restantes não importam). O prateado é a cor mais comum, mas pode obter preto.

View attachment 857003

Não pode usar a unidade semelhante do Focus mk3, pois não é de zona dupla, a maneira mais fácil de identificar a correta é o botão do aquecedor direito ter "mono" escrito nele, não "max a/c".

É muito fácil trocar as molduras nestes, se quiser, comprei a unidade prateada correta e coloquei uma moldura preta de um Focus mk3.

View attachment 857010

O controlador encaixa na moldura, mas um carro lux2 tem as montagens do painel removidas de fábrica! Instalei o controlador na moldura e depois instalei-o no carro, mas precisei de aparar as montagens originais dos parafusos no controlador, pois eram mais largas do que o orifício no painel. Isto permite-me remover o aparelho de som mais facilmente.

Instalação:
Remova o aparelho de som e a moldura originais (isto foi abordado muitas vezes online).

Se tiver um carro lux2, precisará de um par de suportes extra para segurar a nova moldura na parte superior, são a peça Ford 1547964 e custam 10 libras cada, todos os outros carros mk2.5 os têm, por isso uma ida a um ferro-velho pode ajudar.

View attachment 857020

Antes de instalar o aparelho de som no lugar pela última vez, termine de instalar tudo e teste à medida que avança, caso contrário, os erros são mais difíceis de resolver.

Fiação:
Possivelmente o mais demorado, por isso vou dividi-lo nas partes principais.

Chicote principal.
A quadlock simplesmente conecta-se e liga-se à parte traseira do aparelho de som, haverá um fio rotulado "traseira" que não entrará na quadlock, este precisará de uma alimentação de 12v da luz de marcha-atrás para acionar a câmara de marcha-atrás (a fiação para a luz de marcha-atrás pode ser acedida a partir da bagageira, lado do passageiro). Este chicote de fios liga-se então ao aparelho de som.

View attachment 857004

Outros chicotes:
Há alguns, mas todas as fichas são de tamanhos diferentes, por isso não podem ser misturadas ao instalar no aparelho de som.

Chicote da câmara:
Precisa de conectar isto, mesmo que não use uma câmara, pois os outros dois fios são antenas para Wi-Fi e Bluetooth.
Se quiser usar a câmara existente, lux2, precisará de um cabo "Fakra z macho para RCA macho", este conecta-se à ficha verde no carro, azul é gps.

Chicotes USB:
Há dois, um tem uma ficha de 6 pinos, o outro de 4 pinos. Se estiver a usar o USB para Android Auto, deve usar o USB de 4 pinos.
Usei o outro USB para o meu dongle DAB+, para o qual usei um divisor de antena DAB, não uma antena de para-brisas adesiva.
Optei por localizar o USB no compartimento sob o apoio de braço na consola central. Encaixa onde o original estava localizado, foi necessário um pouco de enchimento para tornar o orifício mais longo para o meu cabo. Parece de fábrica e mantém o telefone agradável e seguro. Pode passar o cabo USB por baixo da consola central até ao aparelho de som.

View attachment 857005
Chicote RCA:
Isto tem conectores para entradas e saídas de áudio e vídeo, além da entrada de microfone externo.
Conecte-os quando necessário, não os usei, mas prendi-os com fita adesiva para mantê-los arrumados.

Antenas:
FM - um conector padrão, mesmo que use um divisor DAB, liga-se ao aparelho de som.
GPS - se usar o sensor GPS Ford padrão na base da antena, precisará de um cabo "Fakra z macho para SMA macho" e é a ficha azul no carro, isto funciona muito bem. Caso contrário, precisará de usar o recetor GPS fornecido, ele pode ser colocado sob os mostradores centrais, fora da vista.
DAB - isto ligar-se-á ao dongle DAB, comprado separadamente, usando um conector SMA. O meu veio do divisor DAB, um carro não lux ou lux1 terá um conector Ford, caso contrário, precisará de um divisor.

Fiação geral:
Tente manter todos os fios arrumados, é fácil cruzá-los. Há muito espaço disponível, por isso considere usar alguma fita adesiva para evitar quaisquer ruídos irritantes.

Configuração do sistema:
Posso garantir que quaisquer instruções serão limitadas. Não abordarei as configurações da conta Google, os utilizadores Android terão uma conta, precisará de uma se não para aceder à Play Store. Wi-Fi e Bluetooth precisam de ser configurados e o seu telefone emparelhado antes de prosseguir.

CANBUS:
O Android 11 está equipado para integrar com os sistemas do carro através de um decodificador canbus, esta pequena caixa faz parte do chicote de fios conectado à quad lock. O meu não tem isto e é importante configurar o aparelho de som para refletir isto.

Encontre a aplicação chamada "definições do carro" e depois "definições de fábrica" e depois insira a palavra-passe (geralmente 8888), depois insira "definições de protocolo". Certifique-se de que "Sem canbus" está selecionado. Pressione voltar.
Desloque-se para baixo para encontrar as definições para (não abordarei estas, pois são autoexplicativas):
  1. Controlos do volante
  2. Logótipo de inicialização
  3. Luzes dos botões
Câmara traseira:
Assumindo que ligou a câmara de fábrica conforme descrito acima, é provável que o que é mostrado no ecrã esteja confuso.
Insira as "definições de protocolo" em "definições de fábrica" conforme acima, e depois "definições de parâmetros de protocolo" e encontre a opção "definições de resolução da câmara de marcha-atrás" e defina-a para a opção "NTSC/PAL".
Agora a imagem será corrigida, ao usar a câmara de fábrica também obterá as caixas RAG e as linhas de trajetória como de costume.
Se a imagem estiver escura, pode pressionar o ecrã e usar as opções para ajustá-la.

View attachment 857006

View attachment 857008

Android Auto/Car Play:
O meu aparelho de som deve oferecer ligação sem fios, mas não consegui fazê-lo funcionar no Android Auto, mas a ligação com fios funciona melhor para mim, pois também carrega o telefone. Acede a isto através da aplicação "z-link" (que precisa de abrir para aceder ao Android Auto ou CarPlay).

Ligue o seu telefone ao USB correto e a aplicação deve encontrá-lo e abrir o Android Auto (precisa da aplicação no seu telefone), a primeira utilização precisa de um par de respostas a solicitações no seu telefone.
Pode aceder ao Google Maps e ao Spotify desta forma, funciona muito bem e muito melhor do que o aparelho de som lux2 alguma vez poderia.

Navegação por satélite:
A minha unidade veio com a aplicação "Here we go", que a Ford usa para os mapas Sync 3.
Pode usar isto offline, mas inicialmente precisará de descarregar alguns mapas, usa o GPS para encontrar a área em que se encontra para fazer uma sugestão de mapa.

Rádio DAB (se equipado):
O meu aparelho de som veio com a aplicação "DAB+" instalada. Quando aberto, o aparelho de som encontrará o dongle, precisará de fazer uma verificação inicial e, em seguida, quando encontrar estações, clica numa para ouvi-la.

Rádio FM:

Música digital (pen drive):
Ligue uma pen drive ao mesmo USB que o telefone usa, um leitor de música será incluído no aparelho de som

Definições de hora:
O aparelho de som permitirá que defina a data e a hora sozinho ou automaticamente a partir do GPS ou Wi-Fi.
O aparelho de som antigo foi usado para definir estes valores no painel do carro, mas assim que desligar o aparelho de som de fábrica, pode usar a haste esquerda para aceder ao menu "definições" e "relógio" agora mostra "definir relógio".

View attachment 857007

É isso, tenho a certeza de que há muitas outras coisas a descobrir, o meu conselho é não sobrecarregar o aparelho de som com aplicações e ficheiros desnecessários, pois pode torná-lo mais lento e complicar a procura de coisas rapidamente. Lembre-se que é ilegal para o condutor ver um filme ao conduzir!

Há programas "lançadores" que oferecem diferentes páginas iniciais para ajudar a usar o aparelho de som, descarregue-os da Playstore.

#12 ·
Percebo que isto não é nada de novo, mas depois de concluir esta conversão nos últimos dias, houve algumas aprendizagens que pensei em partilhar. Obrigado a @wildrain pela sua ajuda quando solicitado.

O meu carro é um modelo lux2, portanto algumas peças são específicas para essa especificação, sempre que possível tentarei apontar as diferenças para este e os modelos lux1 e não lux.
View attachment 857000

O som:
Há tantas opções, mas eu queria um com um ecrã grande na sua própria fachada, em vez de encaixar um na fachada oval da Ford.

1. Versão Android, quanto mais recente melhor, o Android 11 foi construído para instalação em carros e isso mostra, o meu executa esta versão, por isso tenha isso em mente.
  2. 2gb de RAM e 32GB de memória é um padrão mínimo para uma boa experiência do utilizador, os sons mais caros devem incluir isto.
  3. Se tiver controlos manuais do aquecedor ou digitais, muitas fachadas têm uma escolha de placas que se adaptam ao mesmo som, o meu tinha ambos e usei a placa digital na minha fachada e encaixa muito bem.
View attachment 857001

Controlos do aquecedor:
Se estiver a substituir o sistema de navegação lux2, precisará de um painel de controlo digital do modelo lux1, o seu número de identificação é 7m5t18c612 (as duas letras restantes não importam). Prata é a cor mais comum, mas pode obter preto.

View attachment 857003

É muito fácil trocar as fachadas nestes se quiser, comprei a unidade prateada correta e instalei uma fachada preta de um Focus mk3.

View attachment 857010

O controlador encaixa na fachada, mas um carro lux2 tem as montagens do painel removidas na fábrica! Instalei o controlador na fachada e depois instalei-o no carro, mas precisei de aparar as montagens originais dos parafusos no controlador, pois eram mais largas do que o orifício no painel. Isso permite-me remover o som mais facilmente.

Montagem:
Remova o som e a fachada originais (isto foi abordado muitas vezes online).

Se tiver um carro lux2, precisará de alguns suportes extras para segurar a nova fachada na parte superior, são a peça Ford 1547964 e custam £10 cada, todos os outros carros mk2.5 os têm, por isso uma viagem a um ferro-velho pode ajudar.

View attachment 857020

Antes de instalar o som no lugar pela última vez, termine de instalar tudo e teste à medida que avança, caso contrário, os erros são mais difíceis de resolver.

Fiação:
Possivelmente o mais demorado, por isso vou dividi-lo nas partes principais.

Cablagem principal.
A quadlock simplesmente conecta-se e liga-se à parte traseira do som, haverá um fio rotulado "traseira" que não entrará na quadlock, este precisará de uma alimentação de 12v da luz de marcha-atrás para acionar a câmara de marcha-atrás (a fiação para a luz de marcha-atrás pode ser acedida a partir da bagageira, lado do passageiro).
Esta cablagem liga-se ao som.

View attachment 857004

Outras cablagens:
Há algumas, mas todas as fichas têm tamanhos diferentes, por isso não podem ser misturadas ao instalar no som.

Cablagem da câmara:
Precisa de ligar isto mesmo que não use uma câmara, pois os outros dois fios são antenas para Wi-Fi e Bluetooth.

Cablagens USB:
Há duas, uma tem uma ficha de 6 pinos, a outra de 4 pinos. Se estiver a usar a USB para Android Auto, deve usar a USB de 4 pinos.
Usei a outra USB para o meu dongle DAB+, para o qual usei um divisor de antena DAB, não uma antena de para-brisas adesiva.
Optei por localizar a USB no compartimento sob o apoio de braço na consola central. Encaixa onde o original estava localizado, foi necessário um pouco de enchimento para tornar o orifício mais longo para o meu cabo. Parece de fábrica e mantém o telefone agradável e seguro. Pode passar o cabo USB por baixo da consola central para o som.

View attachment 857005
Cablagem RCA:
Isto tem conectores para entradas e saídas de áudio e vídeo, além da entrada de microfone externo.
Ligue-os quando necessário, não os usei, mas prendi-os juntos para mantê-los arrumados.

Antenas:
FM - um conector padrão, mesmo que use um divisor DAB, liga-se ao som.
GPS - se usar o sensor GPS Ford padrão na base da antena, precisará de um cabo "Fakra z macho para SMA macho" e é a ficha azul no carro, isto funciona muito bem. Caso contrário, precisará de usar o recetor GPS fornecido, pode ser colocado sob os mostradores centrais fora da vista.

Fiação geral:
Tente manter todos os fios arrumados, é fácil cruzá-los. Há muito espaço disponível, por isso considere usar alguma fita de cablagem para impedir quaisquer ruídos irritantes.

Configuração do sistema:
Posso garantir que quaisquer instruções serão limitadas. Não abordarei as configurações da conta Google, os utilizadores do Android terão uma conta, precisará de uma se não para aceder à Play Store. Wi-Fi e Bluetooth precisam ser configurados e o seu telefone emparelhado antes de prosseguir.

CANBUS:
O Android 11 está equipado para integrar com sistemas de carros através de um decodificador canbus, esta pequena caixa faz parte da cablagem conectada à quadlock. O meu não tem isto e é importante definir o som para refletir isto.

Encontre a aplicação chamada "definições do carro" e depois "definições de fábrica" e, em seguida, insira a palavra-passe (geralmente 8888), depois insira "definições de protocolo". Certifique-se de que "Sem canbus" está selecionado. Pressione voltar.
Desloque-se para baixo para encontrar as definições para (não abordarei estas, pois são autoexplicativas):
  1. Controlos do volante
  2. Logótipo de inicialização
  3. Luzes dos botões
Câmara traseira:
Supondo que tenha ligado a câmara de fábrica conforme descrito acima, é provável que o que é mostrado no ecrã esteja confuso.
Insira as "definições de protocolo" em "definições de fábrica" conforme acima e, em seguida, "definições de parâmetros de protocolo" e encontre a opção "definições de resolução da câmara de marcha-atrás" e defina-a para a opção "NTSC/PAL".
Agora a imagem corrigirá, ao usar a câmara de fábrica também obterá as caixas RAG e as linhas de trajetória como de costume.

View attachment 857006

View attachment 857008

Android Auto/Car Play:
O meu som deve oferecer ligação sem fios, mas não consegui fazê-lo funcionar no Android Auto, mas a ligação com fios funciona melhor para mim, pois também carrega o telefone. Acede a isto através da aplicação "z-link" (que precisa de abrir para aceder ao Android Auto ou CarPlay).

Ligue o seu telefone à USB correta e a aplicação deve encontrá-lo e abrir o Android Auto (precisa da aplicação no seu telefone), a primeira utilização precisa de algumas respostas a pedidos no seu telefone.
Pode aceder ao Google Maps e Spotify desta forma, funciona muito bem e muito melhor do que o som lux2 alguma vez poderia.

Navegação por satélite:
Pode usar isto offline, mas inicialmente precisará de descarregar alguns mapas, usa o GPS para encontrar a área em que se encontra para fazer uma sugestão de mapa.

Rádio DAB (se equipado):
O meu som veio com a aplicação "DAB+" instalada. Quando aberto, o som encontrará o dongle, precisará de fazer uma verificação inicial e, em seguida, quando encontrar estações, clica numa para a ouvir.

Rádio FM:

Música digital (pen):
Ligue uma pen à mesma USB que o telefone usa, um leitor de música será incluído no som

Definições de tempo:
O som permitirá que defina a data e a hora sozinho ou automaticamente a partir do GPS ou Wi-Fi.
O som antigo foi usado para definir estes valores no painel do carro, mas assim que desligar o som de fábrica, pode usar a haste esquerda para aceder ao menu "definições" e "relógio" agora mostra "definir relógio".

View attachment 857007

É isso, tenho a certeza de que há muitas outras coisas para descobrir, o meu conselho é não sobrecarregar o som com aplicações e ficheiros desnecessários, pois pode torná-lo mais lento e complicar a procura de coisas rapidamente. Lembre-se que é ilegal para o condutor ver um filme ao conduzir!

Há programas "launcher" que oferecem diferentes páginas iniciais para ajudar a usar o som, descarregue-os da Playstore.
Olá de novo...desculpe outra pergunta, mas que som usou, pois estou a olhar para todo o tipo de sons e não tenho a certeza do que obter lol...se o que tem tiver DAB, então vai obter esse...obrigado

#13 ·
Olá de novo...desculpe outra pergunta, mas qual estéreo você usou, pois estou olhando para todo tipo de estéreo e não tenho certeza do que pegar lol...se o que você tem tiver DAB, então eu vou pegar aquele...obrigado
Nenhum tem DAB embutido, você precisa comprar o dongle USB DAB.

O meu veio da Amazon, mas não está mais disponível.

#14 · (Edited)
Hora de uma atualização, uma atualização do subwoofer sob o assento para ser exato.

Em primeiro lugar, como fazer espaço sob o assento do passageiro.

A altura e a largura não são o problema, mas a ventilação do aquecedor é, pois o subwoofer ficaria bem atrás dela. Por acidente, encontrei a mesma ventilação, mas para o CMax é uma solução perfeita. Na foto abaixo, está à direita, o número da peça é o mesmo, exceto que o primeiro número é 3 e não 4.

Image

Como você pode ver, é muito mais alto do que a ventilação do Focus.

Image

Ele simplesmente empurra para dentro onde o antigo saiu.

Aqui está um teste de ajuste com o subwoofer, perfeito aos meus olhos.

Image

Agora o subwoofer cabe, então é hora da fiação etc., então fique de olho….

#15 · (Edited)
Montagem do subwoofer, neste caso um subwoofer ativo sob o assento. Esteja ciente de que todos esses woofers têm requisitos ligeiramente diferentes, portanto, siga as instruções em vez de simplesmente copiar o que eu fiz.

Primeiramente, você precisa remover o assento sob o qual deseja instalar o subwoofer, antes de fazer isso, teste-o para ter certeza de que ele se encaixa e o assento pode ser movido para frente e para trás livremente.

Image

Você precisa passar o fio de alimentação e os cabos RCA para a frente do carro, eu passei o meu sob o carpete através da console central. Eles saem perto da ventilação sob o assento. Eu os passei pelos orifícios na viga em que o assento se encaixa, certifique-se de que, qualquer que seja o caminho que você escolher, eles não fiquem presos quando você reinstalar o assento.

Image

Em seguida, vem o controle remoto para o subwoofer, nem todos têm um, que eu coloquei no suporte do iPod na console central. Eu furei um buraco para o cabo, mas há um buraco sob o tapete se você quiser usá-lo. Você remove a parte de trás da console central para furar. Acho que cabe bem, passe o cabo sob o carpete para que o plugue fique perto dos outros cabos, deixe cabo suficiente para que você possa levantar o controle remoto do suporte.

Image

Agora, há um parafuso conveniente no suporte da console central para o fio terra. Passe o cabo RCA e o cabo remoto do amplificador atrás do aparelho de som. Você precisa encontrar uma fonte de alimentação para o amplificador do seu subwoofer. Certifique-se de seguir as instruções, a minha diz claramente para conectar a uma fonte na caixa de fusíveis que tenha 10 amperes ou mais e seja permanentemente energizada. Eu escolhi o fusível 118 (fusível de 20 amperes) para isso e usei uma torneira de fusível que simplesmente se conecta. Ao usá-los, certifique-se de conectá-los corretamente, caso contrário, você ignorará o fusível do amplificador (a energia entra no fusível original na parte inferior quando você o olha, então seu fio extra para o amplificador sai do lado oposto). Eu usei um fusível de 10 amperes para o subwoofer, pois era o que estava instalado no porta-fusível em linha original que a torneira do fusível substituiu.

Image

Você pode usar um multímetro na tomada que vai para o subwoofer, verifique se o terra e a alimentação de 12v permanente estão funcionando. Quando estiver satisfeito, você pode fechar a caixa de fusíveis.

Agora remova o seu aparelho de som e conecte os RCAs às saídas corretas (se for uma única saída de subwoofer, use cabos Y, não conecte apenas 1 RCA). Em seguida, conecte o fio remoto do amplificador. Quando o aparelho de som ligar, o subwoofer também deverá ligar. Eu tive problemas com o cabo remoto do meu amplificador, então conectei o fio vermelho no chicote principal do aparelho de som que só está energizado com a ignição, o que é bom, pois o aparelho de som não funciona sem a ignição ligada.

Image

Conecte os fios ao subwoofer e teste o aparelho de som, deve estar bom, mas você provavelmente precisará fazer alguns ajustes no equalizador do aparelho de som e no controle remoto do subwoofer para obter o som que você gosta. Reinstale o aparelho de som quando estiver satisfeito.

Eu usei velcro adesivo para segurar o subwoofer no lugar, não há necessidade de aparafusá-lo. Depois de colocado, certifique-se de que os fios estejam arrumados para que não fiquem presos. Agora reinstale o assento, não se esqueça de reconectar o plugue múltiplo.

Image

Image

Observe o tamanho pequeno do cabo amarelo na imagem acima, portanto, você se conecta à caixa de fusíveis, não diretamente à bateria.

É isso, reserve de 3 a 4 horas para concluir o trabalho. Sim, você deve remover o assento, tentar instalar os fios, o controle remoto e o subwoofer seria muito mais difícil com ele no lugar… confie em mim.

#16 · (Edited)
Atualização:
Encontrei uma moldura preta com a redação correta de um CMax (mono no botão direito). Barato no Ebay por cerca de £ 25 entregues, novamente você precisa trocar o interior pelo correto.

Estarei atualizando o meu em breve, para liberá-los do painel da moldura, faça os clipes inferiores primeiro, não tente os superiores, pois eles são fáceis de quebrar.

#17 ·
A atualização final, pouco mais de um ano desde que a aventura com o som android começou, terminou.
Ontem instalei um som Pioneer com tela sensível ao toque que tirei de outro dos meus carros antes que ele fosse vendido. Por que eu fiz isso, bem, como eu temia, o sistema Android sempre foi 90% do que poderia ter sido e os 10% que faltavam eram, para ser honesto, bastante irritantes.
A pior parte é o encaixe, a nova moldura está faltando vários pontos de montagem na parte superior, então nunca se encaixa muito bem, tentei ímãs, mas mesmo eles não seguraram com força suficiente. Então o receptor DAB simplesmente não funcionou bem o suficiente, então eu sabia que usando o divisor DAB uma boa recepção era possível, pois eu o tinha usado no carro antes, uma pena, pois o DAB+ parece ótimo, mas se ele continuar caindo não é bom.
A funcionalidade era quase perfeita, mas essas imperfeições me deixaram louco, talvez seja eu, mas eu não conseguia viver com isso.
Finalmente....o som Pioneer soa melhor, um som muito mais rico, o Android era bom, mas este é melhor.
Então, aqui está como está agora:
Image

Eu peguei a moldura de carbono por £50 no Ebay, vi alguns preços bobos acima de £200, mas lembre-se que este painel é apenas para o Lux1 RS e ST com clima digital, então não é necessário por muitos outros além daqueles que estão instalando um som diferente em um Lux2 RS.
Então isso nos leva a uma conclusão, não a que eu pensei, mas são os carros e a vida para você!

#18 ·
Eu não estou surpreso. Estas unidades principais baratas Android ou Apple Car Play, etc. podem ser plug and play e ter uma boa aparência. Mas quando se trata de funções e som como as marcas maiores como Sony, Pioneer etc. é muito pobre. A qualidade do som da unidade OEM foi uma das melhores quando foi lançada, a única coisa que precisava era um subwoofer. Acredito que houve uma versão semelhante para o Mondeo depois com um subwoofer, se bem me lembro.

#19 ·
Eu não estou surpreso. Estas unidades principais baratas Andriod ou Apple Car Play etc. podem ser plug and play e parecer elegantes. Mas quando se trata de funções e sons como as marcas maiores como Sony, Pioneer etc. é muito pobre. A qualidade do som da unidade OEM foi uma das melhores quando foi lançada, a única coisa que precisava era um subwoofer. Acredito que houve uma versão semelhante para o Mondeo depois com um subwoofer IIRC
Eu instalei um pequeno subwoofer sob o assento, não é difícil e está documentado neste tópico, vale a pena.